Greenwich ( é uma localidade a sudeste de Londres, atualmente um distrito do real borough de Greenwich.
É famosa por lá se situar o Observatório Real de Greenwich a partir do qual é definido o Meridiano de Greenwich, onde por definição a longitude é 0º 0' 0" E/W, e que serviu de base para a definição do tempo médio de Greenwich (GMT).
Foi fundado em 1852 como South Kensington Museum, e desde essa data o V&A tem crescido e prevê aumentar ainda o espaço atual. As suas coleções mostram 5.000 anos de arte, desde os tempos antigos até ao presente.
O trecho deste passeio entre a Tate Britain e a Torre de Londres pode ser feito tranquilamente a pé, pois são aproximadamente 6 km de caminhada no plano. Na minha opinião, fazer uma caminhada pelas margens do Tâmisa, de preferência em um dia de sol, é um dos programas mais bacanas de Londres.
Mas a opção de pegar um catamaran para cruzar a cidade de oeste a leste é também muito interessante. E para chegar a Greenwich não tem opção melhor do que ir de barco.
Muitas empresas oferecem este serviço de transporte entre os diversos píeres ao longo do rio. A dica é comprar um passe para o dia (“River Roamer“) que dá direito a desembarcar em qualquer píer, visitar o entorno, e embarcar em um próximo barco da mesma empresa. Eu usei esta empresa aqui.
No percurso, várias atrações que dão vontade de entrar e ficar horas, mas é bom escolher 2 a 3 lugares para visitar com mais calma, e deixar o resto para outra oportunidade. Afinal, é só um dia!
A fórmula é a mesma adotada em várias cidades. Em Londres, o ônibus é um double-decker, com o andar de cima aberto para você poder ver melhor e fotografar à medida que vai passeando. A rota é pré-determinada e inclui todos os pontos turísticos centrais da cidade. Quer visitar o museu ou parar para fazer um lanchinho? Não tem problema, desça em qualquer das, sei lá, 50 paradas, fique o tempo que quiser e, no mesmo ponto em que desceu ou qualquer outro da rota, pegue um próximo ônibus. Eles passam a cada vinte minutos.
Piccadilly Circus é uma famosa praça de Londres, onde se cruzam as seguintes ruas: Regent's Street, Shaftesbury Avenue, Piccadilly (a rua que liga Piccadilly Circus a Hyde Park) e Haymarket.
Pertence ao borough (as camâras municipais de Londres) de Westminster, e é uma das zonas mais movimentadas da capital britânica.